CUT ES > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > MOBILIZAÇÃO NACIONAL EM FAVOR DA DEMOCRACIA REÚNE 3,5 MIL PESSOAS NO CENTRO DE VITÓRIA

Mobilização Nacional em favor da Democracia reúne 3,5 mil pessoas no Centro de Vitória

17/12/2015

Ato aconteceu simultaneamente no interior, em Cachoeiro de Itapemirim, e reuniu aproximadamente 600 pessoas

Escrito por: Hadassa Nunes

A tarde de ontem (16) ficou vermelha no Centro de Vitória. A Mobilização Nacional convocada pela Centra Única dos Trabalhadores, Frente Brasil Popular, Partidos Políticos e Movimentos Sociais reuniram 3,5 mil pessoas na capital capixaba. Às 16h trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo a se concentraram na Praça 8, e após as 18h30 fizeram uma pequena passeada até o Palácio Anchieta.

A participação massiva de todas as classes em favor da democracia proporcionou a pluralidade do ato capixaba. Políticos do PT e PCdoB, movimentos estudantis da UBES, USJ, UESES e diversos movimentos, dentre eles 500 representantes do MST, vindos em 10 ônibus do Norte do Estado.

Panfletos e cartazes preencheram o cenário, com dizeres como “Fora Cunha”, “Dilma Fica”, “Democracia sim, Golpe não”. Trabalhadores e Trabalhadoras da cidade e do campo, estudantes, militantes, sindicalistas e crianças. Todos estiveram presentes ao som de cantos e gritos contra o golpe da direita, que derrotados nas urnas atacam a democracia brasileira.

O Presidente da CUT-ES, Jasseir Fernandes, primeiro presidente rural da Central capixaba, esteve no interior do Estado, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, com os militantes rurais que também participaram do ato. A mobilização concentrou aproximadamente 600 pessoas das regiões serranas e Sul do Estado.

Manifestações em todo Brasil

As manifestações aconteceram em 24 estados e Distrito Federal, na Av. Paulista, São Paulo, foram 100 mil pessoas em favor do mandato da Presidenta Dilma Rousseff e pela queda do Presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

A população desafiou o golpismo, superou as expectativas da direita e lotou as ruas. Nas cidades de Recife (PE), foram 30 mil foras as ruas, no Rio de Janeiro e em Brasília mais de 20 mil pessoas. 16 de dezembro ficou marcado historicamente, reafirmando a democracia reconquista a duras penas no Brasil