CUT ES > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CUT ES MARCA PRESENÇA NA 5° MARCHA DAS MARGARIDAS EM BRASÍLIA

CUT ES marca presença na 5° Marcha das Margaridas em Brasília

14/08/2015

O evento reuniu aproximadamente 100 mil mulheres de todo Brasil em ato na Esplanada dos Ministérios

Escrito por: Hadassa Nunes

Aconteceu nos últimos dias 11 e 12 de agosto a 5° Marcha das Margaridas. A maior mobilização de mulheres da América Latina reuniu aproximadamente 100 mil mulheres rurais e urbanas na cidade de Brasília com o tema “Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”. A concentração das mulheres se iniciou no Estádio Mané Garrincha com saída em direção à Esplanada dos Ministérios. Para finalizar as margaridas retornaram ao Estádio, onde a Presidenta Dilma Rouseff fez o pronunciamento final. A CUT Espírito Santo e vários sindicatos filiados estiveram presentes no ato.

Não iremos nos calar”, “Nenhum direito a Menos”, “Dilma vai ficar”, foram os gritos das mulheres.

O movimento existe desde o ano 2000 e tem em seu nome em homenagem a Margarida Alves, trabalhadora rural e líder sindical paraibana assassinada em 12 de agosto 1983, a mando de latifundiários da região. Em sua quinta edição a Marcha das Margaridas traz entre suas principais reivindicações a defesa do modelo de desenvolvimento sustentável, democrático e com participação ativa das mulheres. Por uma participação igualitária no meio político, educação que não descrimine as mulheres e o fim da violência sexista. Este ano em especial foi incluída na pauta a luta contra as tentativas de impeachment a Presidenta Dilma.

A Marcha das Margaridas é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), pelas 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs), pelos mais de 4 mil Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), e por várias organizações de mulheres parceiras.

CUT ES marca presença na 5° Marcha das Margaridas em Brasília

O Espírito Santo esteve devidamente representado por mais de 700 mulheres. Ao todo 16 ônibus com 45 mulheres em cada grupo se deslocaram do Estado. Representantes das regiões do Norte, Sul, Serrana e Centro estiveram unidas em marcha em Brasília. A CUT Espírito Santo levou militantes e representantes dos sindicatos filiados como Sindicomerciários, Sintraconst, Senalba, Sindimetal, dentre outros. A companheira Maragret Belmiro, Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/ES, há 9 anos no cargo, já esteve presente em mais de uma edição da Marcha das  Margaridas. “Nós, trabalhadores e trabalhadoras do Espírito Santo, juntos somamos força à luta das mulheres do campo e da cidade. A 5° Marcha das Margaridas foi um grande evento, principalmente para o momento político, que marcou principalmente o apoio à Presidenta Dilma”, informou.

A marcha foi movida a gritos de “Não iremos nos calar”, “Nenhum direito a Menos”, “Dilma vai ficar”. Mulheres de todo o Brasil se organizaram, com bandeiras, faixas e roupas. A cor lilás decorou a cidade de Brasília. Ana Paula Braga, 27 anos, é estudante de contabilidade e funcionária da Casa do Silencioso. Ela é filiada ao Sindimetal/ES e foi pela primeira vez à Marcha das Margaridas. “Achei uma experiência incrível, não sei por que demorei tanto a ir. Com certeza virei na próxima edição. São conquistas importantes para todas as mulheres”, disse a estudante.