CUT ES > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESPÍRITO SANTO GANHA SEMANA ESTADUAL DO ÍNDIO

Espírito Santo ganha Semana Estadual do Índio

10/08/2015

O projeto foi apresentado pelo Deputado Estadual Nunes e sancionado pelo Governador Paulo Hartung

Escrito por: Karolina Lopes - Assessora de Imprensa Deputado Estadual NUNES

Para valorizar a cultura indígena e favorecer políticas públicas de demarcação de terras, o Deputado Estadual Nunes apresentou o Projeto de Lei que institui a Semana Estadual do Índio, a ser celebrada todos os anos, no período de 12 a 19 de abril. A Lei 10.405 foi sancionada pelo Governador Paulo Hartung e vale desde sua publicação no Diário oficial, na última sexta-feira (07).

“A aprovação deste projeto de lei de nosso mandato é muito importante, pois buscamos resgatar e preservar a cultura, origens e tradições dos primeiros habitantes de nossa terra, que têm uma luta justa e digna. Estou satisfeito e animado”, disse o deputado.

De acordo com o texto da Lei, atividades serão desenvolvidas durante a Semana Estadual do Índio com o fim de preservar, manter e divulgar a cultura e idioma indígenas; ampliar a visibilidade de suas manifestações artísticas e artesanais; conscientizar sobre a situação atual dos povos indígenas e de seus descendentes; e trazer à tona fases e procedimentos sobre demarcação de terra.

Sobre a importância do reconhecimento das questões e da resistência indígena para a manutenção de sua identidade cultural e histórica, ocacique Wera Kwaray, conhecido como Cacique Toninho, da aldeia guarani Boa Esperança, em Aracruz, comentou a relevância da Semana Estadual do Índio.

“Hoje a gente vê que dentro da política tem as pessoas que abraçam a causa de verdade, pois nossa causa é justa. É muito importante ter esse marco, pois os recursos do Estado, seja para a preservação da cultura dos povos originários, ou em saúde e educação, vêm através da Assembleia Legislativa”, opinou.