CUT ES > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CAMPANHA SALARIAL É FECHADA EM TEMPO RECORDE E SEM GREVE

Campanha salarial é fechada em tempo recorde e sem greve

30/11/2016

Escrito por: Assessoria Sindimetal/ES

Em um dia histórico para a categoria, o Sindimetal-ES, na manhã do último dia 25/11. fechou a Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017 dos metalúrgicos capixabas, que, pela primeira vez na história da negociação com o Sindifer (SindicatoPatronal), foi aprovada pelos companheiros sem a necessidade de se promover um movimento grevista da categoria. A negociação, que começou com os patrões querendo retirar direitos, foi firmada com a manutenção de todos os direitos ecom novas e importantes conquistas para os metalúrgicos.

A CCT2016/2017 garante aos metalúrgicos, entre as principais conquistas, um reajuste salarial de 8% retroativos a data-base (1° de novembro), sendo 5% pagos sobre o salário de novembro/16 e 3% em janeiro/17, com o retroativo sendo pago em fevereiro/17, e 8% de reajuste no piso da categoria. Além do reajuste no salário e piso, o auxílio-alimentação será de R$ 300,00 dentro dos grandes complexos e contará com um reajuste de 8% no valor praticado fora dos complexos.

Outra conquista importante que o Sindimetal-ES garantiu para os trabalhadores foi aalteração das condições de desconto no auxílio-alimentação em caso de faltas injustificadas, um dos mais importantes avanços da nova Convenção Coletiva. Coma mudança, os companheiros que antes perdiam o direito sobre todo o benefício por faltar sem justificativa, agora terão o desconto proporcional de 1/30 (umtrinta avos) por dia de faltas injustificadas, um critério muito mais justo e racional que beneficia a todos os companheiros.

O fator mais determinante para o desfecho positivo dessa negociação, foi a mobilização e união demonstradas pelos metalúrgicos que, aliada a atuação combativa do Sindimetal-ES, foi reconhecida pelo Sindifer e fez com que a paut ade retirada de direitos dos patrões não tivesse força, mantendo a negociação mais aberta ao diálogo e possibilitando que a Convenção Coletiva fosse negociada em condições favoráveis aos companheiros, sem a necessidade de nenhum dia de paralisação e, principalmente, de demissões.

O Sindimetal-ES parabeniza a todos os companheiros pelo engajamento, apoio e coragem demonstrados durante o processo de negociação. Nem mesmo a ameaça de retirada de direitos impediu que, com luta, nossas conquistas fossem mantidas eampliadas. No cenário atual, garantir avanços através de diálogo e mobilização,sem abrir mão de nenhum direito conquistado, é motivo de orgulho para todos osmetalúrgicos capixabas.

Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha "Anula Reforma"